Não é a teoria do segredo, mas eu acredito que existe por aí uma energia maluca que circula pra ajudar a gente a conseguir o que quer. No mínimo, pra quem é completamente cético, há que se crer que usamos conscientemente pouco do nosso cérebro e que temos atenção seletiva, ignoramos os estímulos que não nos servem e focamos naqueles que nos ajudam a terminar nossas tarefas. Fazemos isso o tempo todo, pra ler, ouvir música, trabalhar, atravessar a rua. Imagina se tivéssemos que prestar atenção em tudo que nos cerca, absolutamente tudo, para essa simples tarefa de olhar um lado e outro da rua e começar a andar?

Assim sendo, nossa atenção se volta para aquilo que precisamos realizar. E o fato de você começar a pensar em um assunto, já desperta sua atenção para coisas relacionadas a ele. Quer bater uma aposta? Comece a procurar carros amarelos na rua. Você nunca vai ver tanto carro amarelo na sua vida e vai começar a achar que eles sofreram um aumento de venda. Não é, foi só você que começou a prestar mais atenção nessa cor, e sem querer vai vê-los mais por aí.

Goethe - o mundo conspira a seu favor

“Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor.” Johann Goethe (Triste descobri que o Paulo Coelho também fala isso, aff, mas né, ele é um mero copycat, já que Goethe falava isso no século 18)

É como uma pesquisa orgânica, as coisas passam a chegar até a gente simplesmente por pensarmos naquele assunto. Assim sendo, comecei a pensar formas de viabilizar minha ideia de viajar o mundo explorando a liberdade e começaram a aparecer soluções pra viabilizar isso. E pra esclarecer, não, não sou rica, não dá pra pedir pro pai, nem me demitir do trabalho e simplesmente comprar uma passagem e ir. No fim das contas vou fazer isso mesmo, me demitir e ir (e não, não odeio meu trabalho, aliás gosto muito do que faço e de onde estou hoje). Mas antes disso tem uma coisinha chamada planejamento, que eu gosto muito, que comecei a aplicar pra arrumar a tal grana e os meio pra me jogar nesse mundão sebastião.

Primeira coisa que me ajudou nessa história é o meio que estou hoje: faço uma pós-graduação em gestão empreendedora em marketing digital (bonito isso, hein?), que como é focada em empreendedorismo, aprendi um monte de coisa que ajuda a tirar uma ideia do papel. Nessa pós também conheci pessoas que de um jeito e de outro, nem que seja com uma dica aparentemente boba, me ajudaram a dar mais um passinho em frente na minha ideia. E pra completar, tenho que entregar um trabalho de conclusão de curso (não é PCC, é TCC) que tenho que escrever o projeto de um negócio (business plan) e pensei que ia ser uma boa focar meus esforços na ideia pela qual estou apaixonada. Assim tenho mais incentivo pra terminar o trabalho (além de formar, é claro) e posso usar as orientações do meu professor e da banca, do universo e tudo mais (cuja resposta é 42) pra dar mais aquele empurrãozinho pro projeto.

Pra completar o bolo com cereja em cima, trabalho em uma agência digital bacana e com gente fina, elegante e sincera que também foram me dando outros toques. Fui contando aos poucos meu sonho pra algumas pessoas (e sim, meu chefe sabe, e ele é um amor) e tive dicas valiosíssimas de gente de lá e de gente de fora pra contribuir, olha só:

– O Vítor Macedo contou dessa galera que ajuda as pessoas a colocarem uma ideia em prática, me inscrevi e estou esperando um retorno deles;

orbita

Um galerê aí que tá a fim de descobrir os paranauê de propósito das gentes.

– A Fabi Soares me falou que existe uma passagem de volta ao mundo que, desde que vc vá sempre a leste, é mais barata do que comprar as passagens separadas;

Site da Star Alliance para montar o trajeto com a passagem de volta ao mundo.

A Star Alliance tem uma passagem de volta ao mundo, olha que legal.

– A Gabi Barbosa me contou da possibilidade de conseguir hospedagem em troca de trabalho em vários lugares;

Workaway: um site pra achar hospedagem em troca de trabalho.

Workaway: um site pra achar hospedagem em troca de trabalho.

Além disso junta com as coisas que eu já sei que ajudam a viabilizar uma viagem sem ter muita grana, que vou contar mais também por aqui depois. Mas por hoje, o tema era: só de começar a pensar no seu sonho, as coisas já começam a acontecer, naturalmente.

Resuminho então com as diquinhas delícia pra realizar seu sonho:

  1. Comece a pensar no assunto, joga no Google e vê que bicho vem. De repente você descobre outros nomes e outros jeitos de fazer aquilo que estava pensando e aí seu feed natural de notícias (seja do Facebook, da TV, do jornal, do Twitter) de repente vai saltar aos seus olhos com algo que pode te ajudar;
  2. Fale com algumas pessoas sobre sua ideia, alguém pode saber algo que vc não sabe que te ajuda a fazer seu sonho se tornar realidade;
  3. Veja se você pode usar um método ou uma tarefa que já teria que realizar para ajudar a dar um impulso praquela ideia (ex. meu TCC da pós);
  4. Coloque suas ideias no papel (eu ensino aqui um jeito de fazer isso), isso te ajuda a ter clareza do que você quer e as opções que você já tem.

Gostou? Conta pra geral compartilhando esse post e me ajudando a colocar meu sonho em prática! Beijos!

 

Trilha sonora do post:


7 Comments

Marlos Carmo · 22 de maio de 2014 às 06:50

Ótimo texto Ana, realmente a vida é muito curta para realizar todos os nossos sonhos, portanto não podemos perder tempo. CHEFE

Ana · 22 de maio de 2014 às 09:30

Oi Ana! Estou acompanhando o blog e tenho gostado muito do que leio. Para ajudar a realizar seu sonho, como inspiração, trago o projeto “troca por um quadro” https://www.facebook.com/TrocaPorUmQuadro?fref=ts. Eu também tenho o sonho de conhecer o mundo realizando algo de bom pra ele. Não demora e eu começo a fazer que nem você! 😉

    Ana Paula Coelho · 22 de maio de 2014 às 09:34

    Xará, obrigada! Sou sua fã, fato que vamos nos encontrar por esse mundo. Brigada pela dica, vou conferir! Bjo!

Ana Flávia · 20 de julho de 2017 às 15:40

Ei Ana!!!!! compartilho dessa crença de que o Universo conspira a nosso favor. Basta desejar, mentalizar, enviar para o Universo e crer, que a resposta chegará. Tenho vivido transformações em minha vida, desde que descobri e apliquei isso.
Aprendi também que a felicidade do outro é sim importante para a minha felicidade. bj grande

    Ana Paula Coelho · 21 de julho de 2017 às 12:26

    Mandar boas energias atrai boas energias! 😀

Sexta Básica | BramareBramare · 25 de julho de 2014 às 09:32

[…] idéia bacana e empreendedora pra colocar em prática mas não sabe por onde começar? Então esse post do Antes que Tardia vai te ajudar a “alumiar” as idéias, […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

A Liberdade

Porque decidi ficar na Tailândia

Então, gente, virei cliché. Virei uma dessas pessoas que saem do próprio país rumo a uma ilha tropical e resolvem morar lá. Sem grandes perspectivas, sem promessas, sem dinheiro. Mas com uma paixão por aprender Leia mais…

A Liberdade

Quando as perguntas interessam mais do que as respostas

Essa semana é a última da primeira fase do Gap Year da Uncollege. Não cheguei ao fim da Launch Phase com respostas. Eu criei muitas expectativas de como eu já estaria muito diferente ao final Leia mais…

A Liberdade

A viagem como ferramenta de mudança

Deve existir alguma palavra em alemão ou finlandês que resuma exatamente o sentimento que tenho de “necessidade de realizar uma viagem para colocar coisas em perspectiva e me ajudar a organizar melhor minha vida”. Pois Leia mais…