Não é a teoria do segredo, mas eu acredito que existe por aí uma energia maluca que circula pra ajudar a gente a conseguir o que quer. No mínimo, pra quem é completamente cético, há que se crer que usamos conscientemente pouco do nosso cérebro e que temos atenção seletiva, ignoramos os estímulos que não nos servem e focamos naqueles que nos ajudam a terminar nossas tarefas. Fazemos isso o tempo todo, pra ler, ouvir música, trabalhar, atravessar a rua. Imagina se tivéssemos que prestar atenção em tudo que nos cerca, absolutamente tudo, para essa simples tarefa de olhar um lado e outro da rua e começar a andar?

Assim sendo, nossa atenção se volta para aquilo que precisamos realizar. E o fato de você começar a pensar em um assunto, já desperta sua atenção para coisas relacionadas a ele. Quer bater uma aposta? Comece a procurar carros amarelos na rua. Você nunca vai ver tanto carro amarelo na sua vida e vai começar a achar que eles sofreram um aumento de venda. Não é, foi só você que começou a prestar mais atenção nessa cor, e sem querer vai vê-los mais por aí.

Goethe - o mundo conspira a seu favor

“Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor.” Johann Goethe (Triste descobri que o Paulo Coelho também fala isso, aff, mas né, ele é um mero copycat, já que Goethe falava isso no século 18)

É como uma pesquisa orgânica, as coisas passam a chegar até a gente simplesmente por pensarmos naquele assunto. Assim sendo, comecei a pensar formas de viabilizar minha ideia de viajar o mundo explorando a liberdade e começaram a aparecer soluções pra viabilizar isso. E pra esclarecer, não, não sou rica, não dá pra pedir pro pai, nem me demitir do trabalho e simplesmente comprar uma passagem e ir. No fim das contas vou fazer isso mesmo, me demitir e ir (e não, não odeio meu trabalho, aliás gosto muito do que faço e de onde estou hoje). Mas antes disso tem uma coisinha chamada planejamento, que eu gosto muito, que comecei a aplicar pra arrumar a tal grana e os meio pra me jogar nesse mundão sebastião.

Primeira coisa que me ajudou nessa história é o meio que estou hoje: faço uma pós-graduação em gestão empreendedora em marketing digital (bonito isso, hein?), que como é focada em empreendedorismo, aprendi um monte de coisa que ajuda a tirar uma ideia do papel. Nessa pós também conheci pessoas que de um jeito e de outro, nem que seja com uma dica aparentemente boba, me ajudaram a dar mais um passinho em frente na minha ideia. E pra completar, tenho que entregar um trabalho de conclusão de curso (não é PCC, é TCC) que tenho que escrever o projeto de um negócio (business plan) e pensei que ia ser uma boa focar meus esforços na ideia pela qual estou apaixonada. Assim tenho mais incentivo pra terminar o trabalho (além de formar, é claro) e posso usar as orientações do meu professor e da banca, do universo e tudo mais (cuja resposta é 42) pra dar mais aquele empurrãozinho pro projeto.

Pra completar o bolo com cereja em cima, trabalho em uma agência digital bacana e com gente fina, elegante e sincera que também foram me dando outros toques. Fui contando aos poucos meu sonho pra algumas pessoas (e sim, meu chefe sabe, e ele é um amor) e tive dicas valiosíssimas de gente de lá e de gente de fora pra contribuir, olha só:

– O Vítor Macedo contou dessa galera que ajuda as pessoas a colocarem uma ideia em prática, me inscrevi e estou esperando um retorno deles;

orbita

Um galerê aí que tá a fim de descobrir os paranauê de propósito das gentes.

– A Fabi Soares me falou que existe uma passagem de volta ao mundo que, desde que vc vá sempre a leste, é mais barata do que comprar as passagens separadas;

Site da Star Alliance para montar o trajeto com a passagem de volta ao mundo.

A Star Alliance tem uma passagem de volta ao mundo, olha que legal.

– A Gabi Barbosa me contou da possibilidade de conseguir hospedagem em troca de trabalho em vários lugares;

Workaway: um site pra achar hospedagem em troca de trabalho.

Workaway: um site pra achar hospedagem em troca de trabalho.

Além disso junta com as coisas que eu já sei que ajudam a viabilizar uma viagem sem ter muita grana, que vou contar mais também por aqui depois. Mas por hoje, o tema era: só de começar a pensar no seu sonho, as coisas já começam a acontecer, naturalmente.

Resuminho então com as diquinhas delícia pra realizar seu sonho:

  1. Comece a pensar no assunto, joga no Google e vê que bicho vem. De repente você descobre outros nomes e outros jeitos de fazer aquilo que estava pensando e aí seu feed natural de notícias (seja do Facebook, da TV, do jornal, do Twitter) de repente vai saltar aos seus olhos com algo que pode te ajudar;
  2. Fale com algumas pessoas sobre sua ideia, alguém pode saber algo que vc não sabe que te ajuda a fazer seu sonho se tornar realidade;
  3. Veja se você pode usar um método ou uma tarefa que já teria que realizar para ajudar a dar um impulso praquela ideia (ex. meu TCC da pós);
  4. Coloque suas ideias no papel (eu ensino aqui um jeito de fazer isso), isso te ajuda a ter clareza do que você quer e as opções que você já tem.

Gostou? Conta pra geral compartilhando esse post e me ajudando a colocar meu sonho em prática! Beijos!

 

Trilha sonora do post:

_____________________________________________________________________________________________
Publicidade
Use o código RKNPL5 na compra do seu óculos de madeira e ganhe 5% de desconto do Ainda Que Tardia!

Use o código RKNPL5 na compra do seu óculos de madeira e ganhe 5% de desconto do Ainda Que Tardia!

Saiba mais sobre nossa política de anúncios

(Visited 44 times, 1 visits today)