Quem sonha ou já começou a colocar em prática ter seu próprio negócio descobre logo de cara que vai ter que aprender, e muito. Procurar cursos para empreendedores é a primeira coisa a fazer ao se tornar um – e descobrir que nunca mais você vai parar de aprender. Enquanto toda nossa formação educacional nos prepara para nos tornarmos empregados (preferencialmente de uma grande empresa, com plano de carreira e benefícios) o mundo nos demanda outras habilidades. Se você é microempreendedor, MEI, freelancer, fundador de startup, produtor local ou apenas alguém com uma ideia, vai querer conferir esses cursos que podem fazer toda a diferença no seu pequeno negócio.

1. Cursos gratuitos para aprender a ser um empreendedor

O SEBRAE é referência nacional em capacitação de pequenos empresários. A tradição dos cursos para empreendedores pode afastar algumas pessoas, mas o conteúdo que eles oferecem realmente é muito útil, principalmente para quem não tem afinidade com as burocracias relacionadas a ter uma empresa. Se você está querendo separar aquela uma hora por dia para se preparar para ser um bom empreendedor, comece pelos mais de 30 cursos online gratuitos que eles oferecem em sua plataforma de educação à distância: www.ead.sebrae.com.br

2. Cursos gratuitos para startups

Se você tem uma ideia incrível de negócio que acredita ser inovadora e escalável, pois bem, você pode ter não apenas uma empresa nas mãos, mas uma startup. O termo vem dos Estados Unidos, especialmente para empresas de base tecnológica que tem chances de se tornarem grandiosas escalando seus produtos ou serviços. Os clássicos exemplos são Facebook, Google, Instagram, WhatsApp, que se tornaram empresas multimilionárias depois de alguns anos de árduo investimento de seus fundadores. Não é para a maioria dos empreendedores, mas se você acredita que sua ideia realmente pode fazer a diferença na vida de milhões de pessoas através de um produto ou serviço, considere começar a estudar sobre startups.

No Brasil a Endeavor é uma plataforma de apoio a startups que também tem vários cursos gratuitos em sua plataforma de ensino à distância: endeavor.org.br/cursos

Tem também um curso gratuito na Udacity: How to Build a Startup (em inglês)

Aqui tem uma série de aulas sobre como começar uma startup (em inglês): startupclass.samaltman.com

3. Cursos gratuitos para freelancers

Um possível curso de trabalho é se tornar freelancer. Nesses casos, conhecer ferramentas e ficar esperto com novidades é fundamental. O site Escola de Freelancer mantém um blog bem atualizado com dicas diversas, inclusive de cursos (gratuitos e pagos). Se o seu negócio é se tornar prestador de serviço para outras empresas, é bom ficar ligado.

4. Cursos pagos presenciais

Para quem prefere a modalidade presencial não existem muitas opções gratuitas disponíveis, entretanto, o investimento pode valer a pena. A vantagem de cursos presenciais é a interação da turma, a adaptação do conteúdo do professor para atender os anseios e dúvidas da turma, além de ajudar na disciplina de fazer o curso, já que você estará pagando por ele. Muitas vezes cursos presenciais servem também para criar networking, algo essencial para quem é microempresário.

Para quem procura cursos para empreendedores presenciais em Belo Horizonte, indico todos os cursos que acontecem no Guaja Café-Coworking. Eles tem cursos incríveis como o Empreendedorismo Criativo, cursos de Design Thinking, além de vários outros nas áreas de arquitetura e comunicação. Eu tenho um curso que regularmente acontece lá, o Curso de Marketing Digital para Produtores Locais, voltado exatamente para microempreendedores, microempresários, MEI, freelancers, profissionais liberais. Enfim, foco no pequeno. Esse curso tem 24 horas de duração divididos em dois módulos, geralmente de 4 dias cada. Já está na sexta edição, todas as 5 anteriores lotadas, com vários depoimentos de pessoas satisfeitas, então se é de aprender a comunicar seu negócio na internet que você precisa e você está em BH, cheque a próxima data e inscreva-se já aqui.

Gostou das dicas? Conhece mais algum curso bacana para microempreendedores que não foi mencionado? Coloca nos comentários!

Ainda não é empreendedor e pretende chutar o balde para empreender? Veja também Cursos para mudar de vida.

Categorias: Cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Cursos

Cursos do Ainda Que Tardia para Pequenos Empreendedores

O Ainda Que Tardia é uma escola de cursos para quem quer ser livre. Há mais de um ano criamos cursos focados em pequenos empreendedores, pessoas que possuem e/ou gerenciam micro, pequenas e médias empresas Leia mais…

Cursos

Lugares em BH que ajudam seu Negócio Local

Ser microempreendedor de um negócio local não é tarefa simples. Muitas vezes o microempresário é o único responsável pelo pequeno negócio acontecer: desde compras, produção, vendas, marketing a gerenciamento financeiro do negócio. Já pensou em Leia mais…

Cursos

Curso de Marketing Digital para Produtores Locais, Microempreendedores e Startups

Por que um curso de Marketing Digital para Produtores Locais? Belo Horizonte está fervendo com a cena de Produção Local. Para quem ainda não foi introduzido ao termo, convencionou-se chamar de Produtores Locais os microempreendedores Leia mais…