“Tudo é prego para quem só tem martelo”. Eu amo essa expressão desde que a ouvi pela primeira vez, e o significado é: se você só conhece uma ferramenta, todos os problemas parecem ter essa ferramenta como solução. Mas claro que não é verdade. Temos diferentes personalidades, caraterísticas, situações de vida e obviamente, problemas diferentes. Por isso resolvi listar aqui 8 diferentes lugares onde você pode aprender coisas para mudar sua vida.

Se você está cansado de viver a vida do jeito que sempre viveu e está procurando uma mudança radical na sua forma de ver o mundo, trabalhar e viver sua vida, está lendo o post certo. Eu fiz essa mudança há um ano (e ainda estou no processo dela). Mas nem sempre é fácil mudar quando a gente nem sabe o que quer, ou conhece alguma técnica que pode ajudar nessa mudança de vida. Reuni aqui alguns cursos que podem te ajudar a provocar essa transformação tão sonhada.

Parece fácil, mas se assim o fosse, todo mundo conseguiria mudar de vida num estalar dos dedos. Nesses cursos o que você vai aprender principalmente é o mindset necessário para enxergar melhor qual caminho é melhor para você chutar o balde e ser mais feliz. Cada um tem seus interesses específicos então tentei abarcar vários gostos diferentes (de empreendedorismo a educação, passando por espiritualidade e sexualidade), para oferecer soluções diferentes para estilos individuais.

 

1. Meditação na Arte de Viver

Mindfullness caiu nas graças do mundo corporativo já há algum tempo. Vários empreendedores já declararam utilizar algum método de meditação para ajudar nos negócios. Pra além disso, meditação pode definitivamente mudar vidas. Parte da minha transformação pessoal se deu por ter começado a meditar em 2014, na Sahaja Yoga em Belo Horizonte (que ensina meditação de graça, vai lá se você está em BH). Se você vai entrar de férias ou quer aproveitar um feriado e esse é um assunto que te interessa, você pode querer fazer um curso de meditação na Arte de Viver. Eles são uma instituição mundial e oferecem diversos tipos de cursos de espiritualidade, sendo os de meditação os mais famosos.

 

2. Descobrir o que fazer da vida no Gap Year do UnCollege

O UnCollege é um programa de hackschooling que surgiu nos EUA em 2013 e está também no Brasil, em Ilhabela, desde 2014. Eles tem um programa chamado Gap Year – é um ano sabático de aprendizado. Eles tem um processo de quatro fases de três meses cada (Imersão – Launch Phase, viagem, estágio e projeto), no qual ajudam qualquer pessoa a aprender a aprender, através de ferramentas de autoconhecimento e produtividade. Além disso, ensinam também algumas habilidades úteis para o mercado e a vida moderna. Eu fiz esse programa e foi mais um das minhas ferramentas de mudança de vida. Super recomendo.


3. Hackear sua educação no Desaprender do UnCollege

Para quem não pode simplesmente jogar tudo pro alto e embarcar num ano sabático de aprendizado, o UnCollege desenvolveu o Desaprender: é uma jornada de três encontros semanais à noite em São Paulo durante alguns meses, onde se aprende em comunidade – e cada pessoa vai descobrir o que quer aprender, desenvolver seu próprio projeto de aprendizado e contar com o apoio do grupo para assim fazê-lo. E o melhor: não tem preço definido, quem fizer a inscrição vai desenhar junto como viabilizar os custos colaborativamente.

 

4. Yoga na Agama Yoga

Já contei aqui como a Yoga pode ser uma ferramenta poderosa para mudança de vida. Yoga é algo tão amplo e com tantas vertentes diferentes que a meu ver é capaz de englobar qualquer estilo pessoal que alguém tenha. Para mim foi realmente algo inspirador e aquilo que eu estava procurando há tanto tempo. Você pode fazer yoga sozinho em casa assistindo vídeos na internet, ou então achar uma escola de yoga perto de você ou ainda resolver que vai viajar pra aprender yoga, que é o que eu estou fazendo aqui na Agama Yoga, como também já contei aqui no blog. Seja qual for sua escolha, minha sugestão é: faça yoga. Eu recomendo especialmente a daqui porque o curso intensivo que eles têm de um mês é life-changing, e não sou só eu que digo isso, mas dezenas de recomendações de outras pessoas. Se quiser saber quanto custa essa brincadeira, eu também tenho um post que fala isso.

 

5. Criar seu projeto na Órbita

Para quem mora em Belo Horizonte e tem uma ideia na cabeça e não sabe como tirá-la do papel, o pessoal da Órbita tem um programa excelente pra te ajudar nisso. Seus participantes são pilotos e passam por uma jornada aprendendo várias ferramentas para colocar ideias em prática. Se esse é o seu caso, passa lá e veja se já tem inscrições abertas para uma próxima turma.

A Jornada Órbita from Orbita on Vimeo.

 

6. Criar seu negócio no Mesha Lab

Em BH, além da Órbita tem o Mesha Lab – um programa que reúne feras do mercado de inovação e oferece um currículo incrível para transformar a sua forma de ver vida, trabalho, projetos, mercado, economia, empreendedorismo, 42 e tudo mais. E eles têm uma forma de precificação super legal: você paga proporcial ao quanto ficou satisfeito com o programa. Massa, né?

mesha

8. Whatever School na Perestroika

Assim como o UnCollege tem o Desaprender, a Perestroika – uma escola de cursos criativos e inovadores – também tem seu percurso de “desaprendizado”. O programa ocorre também em SP e tem uma nova turma começando no segundo semestre.

whatever-school

8. Retiro de silêncio Vipassana

Parece um tanto quanto extremo fazer um retiro de silêncio de 10 dias com 12 horas de meditação diárias. Eu ainda não fiz, mas era um dos meus planos quando vim pra Tailândia e ainda pretendo fazer. Tem um centro no interior de São Paulo que oferece retiros de meditação vipassana e você pdoe encontrar centros em vários lugares do mundo nesse site. Além de ser uma experiência transformadora, é gratuita e baseada em doações de quem consegue terminar o retiro (eles não aceitam doações de quem desiste no meio).

Esse TED explica inclivelmente porque Meditação e Yoga são incivelmente eficazes para nos fazer transformar nossa reação com o mundo: essa relação entre mente e corpo e nossa reações aos acontecimentos e sensações.

Sabe de mais algum curso transformador de vidas? Deixe nos comentários!

(Visited 494 times, 1 visits today)