A primeira vez na vida que fiz uma aula de yoga foi há um ano atrás. Eu ainda não sabia, mas seria algo que iria ajudar a mudar minha vida. Depois da primeira aula eu continuei testando aulas aqui e ali, estilos e professores diferentes, mas não tinha me comprometido ainda com isso. Isso mudou quando ouvi a palestra do Swami no primeiro dia do curso intensivo de um mês de yoga aqui da Agama Yoga, que fica em Ko Phangan, na Tailândia. O resto da história eu já contei por aqui. E a escola resolveu participar do Dia Internacional da Yoga, oferecendo várias atividades super legais, todas de graça (comida inclusa!) durante um dia inteiro, no dia 21 de junho.

IYD-international-yoga-day-agama

Fato é, minha história não é única. Conheço várias pessoas que permitiram que Yoga transformasse suas vidas para melhor. E isso, de transformar a vida para melhor, depende da noção de cada um: pode ser desde acabar com uma insistente dor nas costas a modificar completamente sua visão de mundo. E não existe certo e errado, bom ou ruim, somente aquilo que funciona para você. Esse respeito à escolha de cada um é uma das coisas que mais me atraem na Yoga.

Yoga significa união, e ao contrário do que parece, não é uma religião, mas um estilo de vida. É possível praticar yoga e pertencer a qualquer religião, ou a nenhuma. É possível crer em Deus, no destino, em karma ou astrologia, ou não acreditar em nada disso. Qualquer pessoa pode ser acolhida na Yoga, de qualquer idade e condição física. É possível praticar yoga apenas com os olhos. Ou apenas com a mente. Conheço história de uma moça que sofreu um sério acidente de carro e foi desenganada que poderia andar novamente. Por sorte ela sabia yoga e hoje é perfeitamente saudável e sem nenhuma sequela do acidente. Parece milagre, e é (ou não é, se você não acreditar em milagres). Mas que yoga é um sistema poderoso para melhora da saúde e condição de vida é um fato científico, como mostram estudos aqui e aqui.

Felizmente yoga agora não está mais confinado a poucos praticantes, mas no mundo inteiro temos acesso a isso. Hoje á dificuldade é descobrir qual estilo de yoga é melhor para você, já que se tornou uma miscelânea de novos nomes e estilos. Esse infográfico abaixo ajuda a entender um pouco essa bagunça toda.

yoga_tree

Tem também um fluxograma que te ajuda a escolher qual o tipo ideal de yoga para você.

find-your-yoga_503c860f50f90_w1500

Se quiser achar onde fazer yoga perto de você, use o aplicativo do Yoga Trail. E se você estiver planejando vir para a Tailândia para aprender yoga, veja aqui quanto custa isso em média.

Namastê!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Dicas de Viagem

Como economizar dinheiro para viajar

Sempre tenta guardar dinheiro para viajar mas fica só no plano? Aprender como economizar dinheiro para viajar é uma das minhas tarefas diárias. Desde que resolvi sair do modo de vida padrão empregado 8 horas/dia Leia mais…

Jornada

A coragem de largar tudo

O Ainda Que Tardia completou três anos. Um sonho de liberdade que nasceu num rascunho de papel num carnaval em 2014, virou blog em abril do mesmo ano, virou projeto de viagem de volta ao Leia mais…

Dicas de Viagem

Como trabalhar online e ganhar em dólares

Se você pretende ser um nômade digital – alguém que pode trabalhar online e trabalha de qualquer lugar do mundo com acesso à internet – a primeira coisa a fazer é descobrir como e onde Leia mais…