Passei 9 meses morando na Tailândia e foi um incrível período de aprendizados constantes em muitas áreas. Uma delas foi sobre aspectos que não dava atenção antes de sair do Brasil, e que fora dele, pude redescobrir esse país. Fiz uma lista de seis coisas que me chamaram atenção sobre nossa terra.

  1. Uma aeromoça contou um caso sobre como os médicos brasileiros são mais propensos a arriscarem uma situação em prol da possibilidade de recuperação de um paciente. Ela voava por uma companhia norueguesa, e uma colega de voo dela, durante uma turbulência antes de pousar em Guarulhos, caiu com o cóccix no apoio de braço de uma poltrona e machurou gravemente a coluna. Logo depois do pouso ela foi encaminhada ao hospital, onde disseram que se ela não fosse operada, com certeza ficaria paraplégica. Se tentasse a operação, estaria também arriscando a ficar, já que era uma cirurgia muito delicada. Ainda assim os médicos deram a ela a opção de fazer ou não e se comprometeram a fazer o melhor que podiam. Eles conseguiram fazer a operação com sucesso e hoje essa aeromoça está trabalhando normalmente de novo. A comissária que conheci disse que se fosse na europa, provavelmente médico nenhum arriscaria fazer a operação, com medo de um processo caso ela ficasse paraplégica (o que ela ficaria de qualquer maneira sem intervenção cirúrgica). Ponto pros médicos brasileiros.
  2. Temos centros de cura alternativa em lugares que nem imaginamos no Brasil, como Goiás e Amazonas, e os gringos sabem mais sobre eles e sobre rituais de Ahayuasca (Daime) do que a grande parte dos brasileiros.
  3. Paulo Coelho é mesmo um fenômeno, principalmente nos EUA. Todo americano que conheço, ao ver meu nome todo, me pergunta se sou parente do famoso escritor. Nem parente nem leitora, mas fico feliz de que o Brasil não seja conhecido apenas por futebol e carnaval. Era mais comum que me fizessem a referência de um escritor do que de um jogador de futebol (embora Neymar esteja até em propagandas no skytrain de Bangkok).
  4. Falando em música, ouvi música brasileira com muito mais frequência do que imaginaria. De Michel Teló a Gustavo Lima, passando por um funk remixado que nunca tinha ouvido que canta “beijinho na boca” a Caetano e Seu Jorge, mantras agauchados, e até um francês executando lindamente Bossa Nova no violão.
  5. Nós brasileiros médios temos um monte de pequenos privilégios que não reconhecemos. Água tratada e limpa, descarga (sim!), abundância de frutas, verduras e legumes a preços muito baratos (mesmo), saúde pública gratuita (podemos questionar a qualidade, mas ela existe. Se você se acidentar e não tiver um tostão furado, será atendido e sai do hospital sem dívidas – o que não é realidade em muitos lugares ditos desenvolvidos).
  6. O complexo de vira-lata brasileiro é real, e fora daqui percebi o quanto temos coisas positivas no Brasil, o quanto somos admirados lá fora. A capoeira e o Jiu Jitsu, genuinamente brasileiros, são fenômeno em outros países. A música, a dança, e todos esses clichês que reclamamos, são lindas manifestações da nossa cultura, rica e diversa.

E você? O que descobriu sobre o Brasil quando deu uma volta fora dele?

Categorias: Jornada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Jornada

A coragem de largar tudo

O Ainda Que Tardia completou três anos. Um sonho de liberdade que nasceu num rascunho de papel num carnaval em 2014, virou blog em abril do mesmo ano, virou projeto de viagem de volta ao Leia mais…

Jornada

Não é com você, é comigo

Você já deve ter escutado essa frase, provavelmente em um término de relacionamento: “Não é você, sou eu…”. Eu achava que fosse uma mera desculpa (e para algumas pessoas talvez seja), mas hoje entendo a verdade que essa expressão Leia mais…

Jornada

A volta de uma viagem transformadora

Fazer uma viagem transformadora é algo maravilhoso. Muita gente exalta as vantagens de se passar um tempo fora do país, de sua própria cultura – não como turismo, mas morando em outro lugar, vivenciando outras Leia mais…