A hora de começar a correr atrás da liberdade chegou. Embarco dia primeiro, já com o Ainda Que Tardia na mala, para a América do Sul. Não sei como vai ser, nem sei nem como construir direito este projeto aqui de investigar a liberdade, mas vou com a cara, a coragem e com os princípios da Lean Startup estampadas no peito: pare de planejar e comece a fazer. Uma filosofia que pode ajudar você a conquistar sua própria liberdade.

A Lean Startup é uma metodologia muito usada por startups que valoriza a experimentação, a prototipação e a realização de projetos, ao invés do planejamento minucioso antes de começar de colocar em prática um modelo de negócio. A proposta é começar a empresa ou projeto, com o mínimo de recursos possível (financeiro, intelectual e até de experiência), ao invés de estar com um produto pronto e finalizado para entrar no mercado. E dentro deste pensamento, ter medo de errar é kriptonita.

ter medo de errar é kriptonita.


Na filosofia da Lean Startup, você tem que abraçar o erro, afinal, você precisa dele. A ideia é errar, errar e errar de novo, e ir lapidando sua ideia, seu processo ou seu produto final a cada erro. Você precisa viver em um estado Forever Beta. Ou seja, aceitar que você nunca tem um produto pronto, mas sim uma versão inacabada que pode ser sempre melhorada.

Tudo que falei até aqui parece coisa de empreendedor, que serve apenas para projetos ou empresas, mas é mais do que isso. Os princípios da Lean Startup também servem como uma filosofia de vida e podem ajudar você a ir atrás da sua liberdade, seja ela qual for. Ela pode te dar a coragem para seguir em frente com algum projeto ou simplesmente te ajudar a não ter medo de errar.

o que VOCÊ quer saber sobre a América Latina? Sobre os chilenos? Sobre essa história de liberdade nas terras abaixo do trópico?

E é justamente com esta inspiração que dou o primeiro passo de verdade neste projeto de cair no mundo pesquisando a liberdade. Quarta embarco para o Chile (depois para a Bolívia e o Peru) e ainda tenho uma vaga ideia do que vou fazer lá. E para me ajudar preciso te fazer uma pergunta: o que VOCÊ quer saber sobre a América Latina? Sobre os chilenos? Sobre essa história de liberdade nas terras abaixo do trópico? Me conta um pouco do que você quer saber e eu prometo buscar tudo para você. Obrigada!

 

fabisoares


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Cursos

Lugares em BH que ajudam seu Negócio Local

Ser microempreendedor de um negócio local não é tarefa simples. Muitas vezes o microempresário é o único responsável pelo pequeno negócio acontecer: desde compras, produção, vendas, marketing a gerenciamento financeiro do negócio. Já pensou em Leia mais…

Dicas de Viagem

Como economizar dinheiro para viajar

Sempre tenta guardar dinheiro para viajar mas fica só no plano? Aprender como economizar dinheiro para viajar é uma das minhas tarefas diárias. Desde que resolvi sair do modo de vida padrão empregado 8 horas/dia Leia mais…

Jornada

A coragem de largar tudo

O Ainda Que Tardia completou três anos. Um sonho de liberdade que nasceu num rascunho de papel num carnaval em 2014, virou blog em abril do mesmo ano, virou projeto de viagem de volta ao Leia mais…