No Ainda Que Tardia você encontra conteúdo que pode te ajudar a aprender a ser livre. Dividimos esse conteúdo em seis categorias principais:

1. Inspiração

Procurando por conteúdo que te ajude a pensar diferente, sair da caixinha? Nessa categoria você encontra textos de reflexão, inspiração, motivação, catarse. No processo de aprender a ser livre precisamos refletir sobre o que acontece conosco: aprendizado só é construído se paramos para contemplar o que foi feito. Organizar o pensamento, fazer perguntas poderosas. Tudo que foi criado no mundo existiu primeiro em pensamento. “Penso, logo, existo”, ou melhor traduzido, “Penso, portanto, sou”, René Descartes. Alguns desses melhores textos estão abaixo. Se preferir, veja todos os textos dessa categoria.

Criar raízes ou asas?

A coragem de largar tudo

A volta de uma viagem transformadora

 

2. Ferramentas

Uma vez que já entendemos e estamos motivados a nos tornarmos livres, como começamos? Usando ferramentas que possam nos ajudar a aprender melhor e construir nosso próprio caminho de liberdade. nessa categoria contamos as ferramentas que aprendemos e usamos na construção da nossa jornada, outras que descobrimos ao longo do processo e também que outras pessoas nos indicaram como válidas para alcançarmos nosso objetivo: voar. Uma seleção para começar você vê abaixo. Se preferir, veja todas as ferramentas.

Ferramentas para autoconhecimento

Lista de conquistas – Por que fazer uma?

Como trabalhar online e ganhar em dólares

 

3. Viagens

Navegar é preciso. Ver outras terras, outras culturas, outros modos de vida, expandir nosso olhar para além da nossa aldeia, nossa vida rotineira. Sem as jornadas de aprendizado é mais difícil ser livre. Por isso temos toda uma categoria dedicada a ajudar você a empreender sua própria jornada de aprendizado. Aqui não entra programa CVC: não é de turismo que estamos falando. São de viagens que te levam para fora e para dentro de si, ao mesmo tempo. Quem já fez uma viagem assim, sabe como se parece. Veja abaixo alguns textos importantes sobre viagens transformadoras. Se quiser, leia todos os textos dessa categoria.

Como economizar para viajar

Dicas para viajar para a Tailândia

Meus segredos para viajar meses gastando pouco

 

4. Libertos

Quem já passou pelos três primeiros estágios (inspiração, ferramentas, viagens) conta como tem sido essa jornada incrível rumo à liberdade. Ouvir histórias, compartilhar com outros e perguntar para quem já caminhou um pouco nesse processo pode te ajudar a fazer esse caminho também. Veja algumas dessas histórias abaixo. Se preferir, conheça todos os viajantes de jornadas de liberdade.

A história da Ana Paula – como ela virou a vida do avesso

 

5. Cursos

Se é possível resumir liberdade em uma palavra (além dela mesma) seria: aprender. incessantemente, constantemente. Vocês já viram que todos os passos anteriores são formas de aprendizado, e uma forma muito comum de aprender é fazendo cursos. Aqui incluem-se os cursos do Ainda Que Tardia e outras dicas de cursos que podem ajudar você a aprender a ser livre. Sempre que descobrirmos ou lançarmos algo, é aqui que você fica sabendo. Veja os principais cursos abaixo, ou conheça todos os cursos que podem te ajudar a ser livre.

6. Empreendedores Locais

Nessa categoria você vê quem já caminhou muito nessa seara de ser livre e já conseguiu criar um negócio. Empreender é talvez a melhor forma de ser livre na carreira. Não significa que seja fácil: aquele cliché de “ser seu próprio chefe e fazer seu horário” é só fantasia. Empreender é deixar de trabalhar 44 horas semanais para os outros e passar a trabalhar 80 horas semanais para si mesmo. Mas quem já fez diz que vale a pena cada minuto. Conheça os empreendedores destaque abaixo ou veja todos os empreendedores que o Ainda Que Tardia já impulsionou com seus cursos.

Angela Maris e Igor Villarroel – Estandarte Filmes