Sempre tenta guardar dinheiro para viajar mas fica só no plano? Aprender como economizar dinheiro para viajar é uma das minhas tarefas diárias. Desde que resolvi sair do modo de vida padrão empregado 8 horas/dia tenho aprendido muito sobre gestão dos meus recursos. O primeiro deles é tempo, que será assunto de outro post, e que é tão importante quanto dinheiro. Dificilmente você conseguirá uma boa gestão do dinheiro se não gerir bem seu tempo. Mas se sua preocupação no momento é papel-moeda ou outra forma de valor monetário que pode ser convertido em viagens ou naquela poupancinha pra criar coragem pra chutar o balde, você está no lugar certo.

Formas de economizar dinheiro para viajar poupando

Eu sempre tive muita dificuldade em poupar dinheiro. Por isso mesmo sempre busco uma forma criativa que me ajude a guardar um pouquinho por mês. Qualquer coisa que me ajude a criar o hábito de guardar grana faz diferença pelo menos pra eu ter disciplina de poupar. Aqui dou as dicas que funcionam pra mim.

1. Poupança progressiva

É uma forma ousada, mas que começa com quase nada. Você escolhe um valor por semana (pode ser um ou dois reais) mas a cada semana esse valor é dobrado, ou seja: primeira semana, 1 real, segunda semana, 2 reais, terceira semana, 3 reais. No fim dessas três semanas você deve ter ao todo 6 reais. Nessa lógica a sua poupança engorda mesmo no fim, quando você vai estar depositando um bom valor em dinheiro. Era a poupança que meu pai me ensinou quando criança, e que voltou à moda recentemente.

2. Cofrinho de moedas pesadas

Se a forma acima ainda é difícil pra você, comece pelo menos a guardar moedas grandes e pesadas num cofrinho. um real, cinquenta centavos e 25 centavos. Além de deixar a bolsa ou mochila mais leve, garante uma graninha que você nem sente falta. E que pode virar dinheirinho de viagem se você poupar por tempo suficiente. Já teve até a história de um senhor que comprou um carro à vista com moedas de um real.

3.Transferência automática para poupança

Ótima pra quem acha que dinheiro na mão é vendaval. Sou dessas, dinheiro geralmente não sobra no fim do mês. Mas se tem uma data que você sempre recebe dinheiro, já faça um agendamento de transferência automática para poupança de algum valor do seu salário (ex: 2%,5% ou 10%, ou se for muito, pelo menos 50 ou 100 reais), antes mesmo das contas caírem. Aí fica fácil recusar o convite daquela cerveja quando você checar sua conta corrente e ela estiver zerada (mas a graninha tá lá na poupança, feliz da vida).

Formas de economizar dinheiro para viajar comprando

A primeira regra pra começar a economizar dinheiro para viajar: pare de comprar. Mas como na prática é quase impossível isso, você vai acabar gastando dinheiro no seu dia-a-dia, aqui vão 5 formas de fazer suas compras voltarem de alguma forma em dinheiro pra você.

1. Meliuz (dinheiro de volta em compras)

O Meliuz é uma plataforma de cashback, ou seja, que dá desconto em suas compras em forma de dinheiro depositado na sua conta. Isso mesmo: você vai comprar alguma coisa, em vez de só o valor de desconto pela forma de pagamento ou etc, você pode ter alguma porcentagem daquele valor devolvido em dinheiro depositado na sua conta bancária (preferencialmente poupança pra você não gastar esse dinheiro também). Basta se cadastrar no Méliuz por esse link e começar a usar a extensão do Chrome para todas as compras online que fizer. Eles também já tem alguns parceiros físicos, lembre de perguntar nos estabelecimentos.

2. Tenha certeza que está pagando menos quando compra online

Uma coisa muito comum em e-commerces são dois produtos similares ou iguais com preços bem diferentes um do outro. E muitos deles são enganosos, você acha que está aproveitando uma super promoção e pagando barato, quando na verdade aquele produto está custando mais caro que anteriormente. Usar extensões no Chrome que acompanham o histórico de preços do produto e te avisam se é o mais barato mesmo ou se é a metade do dobro é uma ótima pedida. Eu uso a Baixou Agora e/ou Tecnoblog Assistente de Compras. Além de acompanhar os preços essas extensões também coletam cupons de desconto automaticamente de lojas online, e testam no seu carrinho de compras quando você está fazendo checkout. Se ele achar algum cupom que se aplica às condições da sua compra, te avisa na hora e já usa o código corrrespondente te aplicando o desconto. Daí você espertamente pega essa grana que economizou e transfere pra sua poupança (mesmo que seja um real).

3. Dotz

O Dotz é um programa de milhagens em que a taxa de conversão não é muito boa (é necessário comprar bastante pra que os pontos acumulados valham alguma coisa) mas a grande vantagem é que é aceito em muitos estabelecimentos. Você pode por exemplo fazer supermercado e acumular Dotz (algumas redes de supermercados de BH, como o Super Nosso e o Apoio Mineiro, acumulam Dotz nas compras). Ou pode converter os pontos do seu cartão de crédito pra Dotz, se for mais interessante que o próprio programa de milhagens do cartão (meu caso). E a grande vantagem é que ao contrário dos programas de milhagens tradicionais, que expiram em cerca de um ano, o Dotz vale 5 anos. Ou seja, pra quem compra pouco vale muito a pena não ter que ficar preocupando com milhas que expiram. E dá pra comprar passagens aéreas direto pelo Viaja Dotz (eu já comprei várias assim, pagando só taxa de embarque e olhe lá).

4. Faça seu cartão de crédito gerar dinheiro

Dica básica mas que vale a pena reforçar, é usar seu cartão de forma a te gerar dinheiro. São duas regras básicas: 1: tenha um bom programa de milhagens, pelo menor valor de anuidade de cartão que puder pagar (se você for bom em negociar pode acabar nem pagando a anuidade). 2: Compre tudo que puder no cartão de crédito, pague no débito ou dinheiro só o que for mais barato assim ou quando não tiver opção. Além de ter um bom controle dos seus gastos, afinal, você vai ver na fatura onde está gastando mais dinheiro, o valor da fatura vai ficar alto, gerando mais milhas. Só não pode se enrolar e deixar de pagar a fatura inteira, aí todo o plano vai por água abaixo em juros de cartão de crédito.

5. Abasteça e acumule pontos – faça seu carro te dar dinheiro

Alguns postos de gasolina também possuem programas de fidelidade, como os Postos Ipiranga com o KM de vantagens. Todo o valor gasto com gasolina vira pontos, que podem ser convertidos em milhas ou outros produtos. No caso do KM de vantagens, se você cadastra os postos que costuma abastecer, acumula em dobro. E se usar o aplicativo deles para pagar pelo abastecimento, também pontua mais.

Economizar consertando ou trocando coisas

Outra ótima forma de economizar é trocar coisas e consertar coisas. Aquela bota ou roupa que rasgou um pouquinho, ou conserte você mesmo ou pague barato para alguém consertar pra você, em vez de comprar novo. Além disso, aprenda a trocar o que você não usa por aquilo que você precisa.

1. Faça uma limpa no guarda-roupa ou na casa;

2. Separe o que pode ser trocado (novo ou pouco uso), consertado (mande para reparos) e doado (doar coisas é uma ótima forma de se livrar do que você não precisa e abrir espaço pro que quer);

3. Use suas redes sociais para trocar, doar ou anunciar venda de coisas que não usa mais.

Existem vários grupos de escambo, permuta e troca no Facebook. Também há diversos grupos de venda, anuncie aquela blusa nova que comprou e nunca usou. Use a busca de grupos com esses termos (escambo, permuta, troca) e o nome da sua cidade. Pense em que tipo de serviço você pode oferecer em troca dos produtos que precisa. Faça também um post público na sua timeline e diga o que tem pra oferecer e o que procura, vai que um amigo tá precisando exatamente daquilo que você tem.

como economizar dinheiro para viajar

Formas de ganhar dinheiro com seu tempo livre (e poupar)

Além de aprender como economizar dinheiro para viajar, outra forma é aprender a usar seu tempo livre para gerar dinheiro extra. Aqui algumas formas de fazer isso.

1. Plataformas de Conteúdo

Use aquele fim-de-semana chuvoso pra ganhar dinheiro em vez de ficar fazendo maratona de Netflix. Cadastre-se como escritor na Rock Content ou Content Tools e escreva posts de blogs e redes sociais pra ganhar algum dinheirinho. E transfira diretamente para sua poupança. Dei essa dica aqui no Como trabalhar Online e Remoto.

2. Dar aula de português para estrangeiros (precisa falar inglês intermediário)

Sabe falar inglês o suficiente para explicar algumas coisas para gringos quando eles não estiverem entendendo? Então cadastre-se como tutor no iTalki e cobre barato (algo como US$ 10 por hora é um bom começo) para conseguir seus primeiros clientes (coloque a aula experimental quase de graça, uns US$2, por exemplo). Assim você pode ensinar português por conversação (não é preciso ser professor certificado, só ser bom em dar aulas). Se você for professor de inglês, tanto melhor, pode cobrar mais caro. Tente encontrar um nicho só seu – tenho uma amiga australiana que fala português e prepara brasileiros para entrevistas em inglês usando essa plataforma – e ganha muito bem por isso. Tudo que você precisa é de uma boa conexão à internet e um fone de ouvido pra conseguir dar as aulas – geralmente por Skype.

3. Empresas internacionais que contratam por projeto (somente para quem tem inglês fluente, inclusive escrito)

Existem diversas empresas internacionais que contratam brasileiros (e outras nacionalidades) para projetos de grandes empresas, como Google, Facebook e outras gigantes online. Funciona assim: você se cadastra, manda o currículo e aguarda eles te chamarem para algum projeto. Uma vez selecionado, eles te dizem quanto por hora vão te pagar (geralmente cerca de 10 dólares/hora), qual o tipo de trabalho que esperam e vão te dar um treinamento. Assim que entrar no projeto, basta seguir as regras direitinho e trabalhar um pouquinho por dia (entre uma a quatro horas) e você terá dólares no fim do mês (pagos via Paypal ou similares). Aqui nesse post mais detalhes sobre essa forma de trabalho. Mas tudo é em inglês, então você realmente precisa ser fluente, inclusive na escrita, para conseguir trabalhar assim.

4. Outras formas de economizar na hora de planejar a viagem

Além de economizar dinheiro para viajar, você pode também economizar ao planejar uma viagem de forma mais barata. Eu escrevi um post inteiro com muitas dicas de como viajar barato, confere aqui.

Gostou das dicas? Compartilhe esse post no seu Facebook! 

Categorias: Viagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.