Ser microempreendedor de um negócio local não é tarefa simples. Muitas vezes o microempresário é o único responsável pelo pequeno negócio acontecer: desde compras, produção, vendas, marketing a gerenciamento financeiro do negócio. Já pensou em procurar em BH locais que possam te ajudar nessas tarefas? Aqui vão algumas dicas que podem fazer sua empresa alavancar ou mesmo sair do papel.

1. Mooca – Loja colaborativa e aceleradora do negócio local

A Mooca existe há mais de um ano em BH e é mais que uma loja: para quem compra, uma loja de presentes diferentes e inusitados. Para quem vende, um local para testar a aceitação dos seus produtos e uma aceleradora de negócios. Os produtores expostos na loja passam por um processo de seleção (fique atento à página do Facebook para saber datas de seletivas) e participam de uma aceleração. Eles fazem cursos, recebem consultoria e colaboram entre si criando novos produtos, tudo com o teste em uma região super nobre na Savassi: a praça, bem perto dos bares mais frequentados da região.

Negócio local é com a Mooca loja colaborativa

Loja Colaborativa da Mooca na Savassi, BH

2. rosaguaja – para quem tem produtos de decoração

O GUAJA é um espaço múltiplo: coworking (escritório compartilhado), bar (Convés), espaço de cursos e agora também uma loja colaborativa de produtos de decoração: a rosaguaja.  Na primeira turma muitos nomes que passaram inclusive pela Mooca, e outros que estão tendo a primeira oportunidade de mostrar seus produtos ao público. Se você é arquiteto, decorador, artesão, designer de produtos, a rosaguaja é o espaço perfeito pra você. É possível mandar sua aplicação permanentemente ou participar de algum edital com temas específicos. Fique atento ao Facebook do GUAJA para saber quando saem novos editais ou inscreva-se diretamente no site.

loja colaborativa rosaguaja no GUAJA

loja colaborativa rosaguaja no GUAJA

Foto: Helena Lopes

3. Mercado do Praça – para delícias mineiras

Se o que você fabrica é comida, especialmente algum produto artesanal ou mineiro, precisa conhecer o Mercado do Praça, na Savassi. A loja faz uma curadoria incrível de produtos de várias regiões do interior de Minas: queijos, doces, pães, bolos, biscoitos, geléias, cafés, temperos, entre outras delícias. É um pequeno mergulho nas delícias de Minas, bem no coração turístico e boêmio da cidade. tem também espaço para artesanato. Fica na Antônio de Albuquerque, perto de dois grandes hotéis, escelente para deixar suas gostosuas conhecidas em outros lugares do Brasil e do mundo.

4. Beagá Cool – para quem precisa de consultoria e conexões

O pessoal do Beagá Cool é demais: eles são um hub de conexão entre pessoas e negócios. Além disso estão em processo de conseguir um espaço para que essa troca seja ainda mais ampla. Entre em contato pelo Facebook e diga o que você precisa, eles podem te apontar na direção certa, eles são especialistas em negócios locais em vários segmentos diferentes e sempre podem te conectar exatamente com que você precisa para fazer seu negócio local acontecer.

5. Cursos de marketing para produtores locais

Saber usar o poder da internet para vender seus produtos é fundamental para um negócio local. Se você precisa aprender mais sobre Marketing digital de forma ampla (sites, e-mail marketing, planejamento, análise de resultados, anúncios e redes sociais, entre outras coisas) faça o Curso de Marketing Digital para Produtores Locais. Se você já tem domínio dessas coisas e precisa só aprender mais sobre Facebook e Instagram, anúncios e posts orgânicos, o curso pra você é o Mídias Sociais para Produtores Locais.  Eles acontecem periodicamente em BH e sob demanda em outras cidades também. Confira as datas nos links e entre em contato se quiser contratar um curso sob demanda.

Conhece algum outro lugar que é mão na roda para o pequeno empreendedor de negócio local? Coloque nos comentários!

Categorias: CursosFerramentas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *